sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Email sem erro



Não existe manual de etiqueta para enviar e-mails, mas bom senso na hora de respondê-los e escrevê-los é fundamental para ficar bem com o chefe, os colegas e os clientes. “Um erro comum é enviar respostas escritas de cabeça quente, num momento de estresse e chateação. Pode causar problemas de relacionamento interno e até perda de clientes.” O email deve ser impessoal e informativo. Não deixe de caminhar até a mesa do seu colega ou ligar para o cliente ao invés de usar somente o email como forma de comunicação. Depois sim, pode ser feito email para registrar o combinado. Escreva o assunto da mensagem de forma clara, que facilitará no futuro pesquisar o assunto se necessário. Nada de intimidades nos emails, seja impessoal, para evitar mal entendidos. Tópicos funcionam melhor do que longos parágrafos. Não envie emails desnecessários e nem responda o que nada contribui para a mensagem. Cuidado com os anexos – todos os servidores têm limites. Só copie quem tiver de fazer algo ou tomar conhecimento – cuidado com os exageros, copiando quem nada precisa fazer e nem saber. Identifique-se.


Rogério Batista

Um comentário:

  1. Boa tarde, pode a empresa alegar que se nas horas da minha ausencia a uma consulta medica que Não pode colocar outra funcionaria em meu lugar, e por causa disso meu dia Será descontado mesmo eu apresentando declaração de horas? Quer dizer que Não posso mais ir ao medico!

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