sábado, 29 de março de 2014

A SAÚDE OCUPACIONAL PODE CONTRIBUIR PARA A ÁREA DE SEGURANÇA DO TRABALHO?


A Saúde Ocupacional tem como objetivo a segurança e higiene do ambiente do trabalho, bem como a saúde do trabalhador.
Poucos conhecem o que é Saúde Ocupacional, qual sua finalidade ou qual é sua real função. Muitos apenas acham que é somente o exame que faz para ser admitido ou sair de uma empresa, outros vêem como apenas um documento que deve-se ter arquivado para caso de fiscalização do Ministério do Trabalho.
Saúde Ocupacional é uma obrigatoriedade de todas as empresas adotada pelo Ministério do Trabalho, visando observar e resguardar a qualidade de vida dos trabalhadores.
Mas essa legislação não é somente mais um custo que as empresas devem tabular ao fim do mês, Saúde Ocupacional é um benefício tanto para o empregado, quanto para o empregador.
A efetivação deste objetivo envolve uma equipe de profissionais que compreende o médico do trabalho, o ergonomista, o toxicologista, o enfermeiro, o psicólogo, além é claro do Engenheiro e do Técnico de Segurança do Trabalho.
É obrigação da equipe de Segurança do Trabalho proporcionar aos funcionários de uma empresa um ambiente qualificado e sadio para a realização de suas tarefas, a empresa tem um funcionário que estará mais concentrado e motivado a produzir, e em seu trabalho não haverá influências ambientais para interromper sua produção.
Com a avaliação clínica especializada na saúde do trabalhador, é possível constatar se o candidato à vaga está em totais condições para exercer as funções que se dispõe. Estas avaliações são de suma importância e norteam a área de Segurança do Trabalho em consiguir melhorar as condições de trabalho de acordo com a atividade exercida.
Após um período de afastamento o funcionário está realmente apto a voltar às atividades? A equipe de Segurança do Trabalho verificará se a condição física do funcionário está em condições para exercer as funções.
 Deve-se, com uma periodicidade relevante a cada função analisar as condições da saúde de cada trabalhador, em caso de doença ou o seu agravamento a equipe de segurança do trabalho devera investigar a causa.
Ao fim da parceria entre empresa e funcionário, deve se verificar se a saúde dele continua da mesma forma com a qual foi contratado. Todos esses exames servem para a equipe de Segurança do Trabalho acompanhar a saúde dos trabalhadores e para resguardar a empresa em eventuais solicitações legais.
A Saúde Ocupacional também observa o ambiente físico de suas instalações, tomando sempre medidas necessárias para que colocar seus empregados o mais distante possível de riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos, sob acompanhamento da Segurança do Trabalho. Estes profissionais especializados levantarão quais os riscos existentes em todos os ambientes de sua empresa, e indicarão ações a serem tomadas para evitar a ocorrência de acidentes e doênças, estas ações vão desde mudança de lay-out da empresa até utilização de Equipamentos de Proteção Individual – EPI.

Para a realização de algumas atividades, tais como,
·                   Atividades com Explosivos (NR16);
·                   Abastecimento de Aeronaves (NR16);
·                   Transporte de Inflamáveis (NR16);
·                   Serviços em Eletricidade (NR10);
·                   Transporte e Movimentação de Cargas (NR11);
·                   Trabalhos em Espaço Confinado (NR33);
·                   Trabalho em Altura (NR35).

como forma de avaliar alterações de saúde que possam colocar em risco a integridade física do indivíduo e de seus colegas de trabalho, além do patrimônio e da imagem da empresa (ex. diabetes, convulsões, arritmias cardíacas e anemias), recomenda-se uma avaliação clínica minuciosa, dos funcionários que desenvolvem esse tipo de atividade e, quando necessário, a realização de exames complementares.
Dentre estes exames  complementares, citamos:
Acuidade visual, Teste de discriminação de cores, Eletrocardiograma;  Eletroencefalograma, Hemograma, Glicemia de Jejum, Espirometria, Avaliação Psicológica e Psicossociais.
A Saúde Ocupacional deve sempre contribui muito para a área de segurança do trabalho. É desta forma que se constituí um SESMT ativo na prevenção e em busca de melhores resultados sempre.
Saúde e bem-estar no local de trabalho exercem grande influência sobre a motivação, permanência, criatividade e produtividade dos funcionários, propiciando um melhor desempenho financeiro da organização.
Um funcionário satisfeito rende muito mais e motiva os demais. Uma pessoa insatisfeita rende menos, traz uma carga negativa e desmotiva os demais membros da equipe e um bom começo é sempre relacionarmos “Saúde Ocupacional à Área de Segurança do Trabalho”.

Por Rogério Batista da Silva